Benefícios
Para o município
A cidade de Salto, banhada pelo Rio Tietê, é uma das 25 estâncias turísticas do Estado de São Paulo, com alto potencial para o turismo. No entanto, a imagem da cidade sofre prejuízos pela poluição ambiental no Tietê, que atravessa o município trazendo mau cheiro e excessiva espuma do rio acima.
Com a ativação da usina de tratamento de esgoto da Sanesalto, ao passar pela cidade, o Rio Tietê não receberá mais água poluída, e sim água tratada, o que reduz a poluição do rio nos limites do município e beneficia também as próximas cidades rio abaixo. É um verdadeiro exemplo de respeito ambiental para outros municípios paulistas e brasileiros.
Para os moradores
O sistema de tratamento de esgoto implementado pela Sanesalto contribuirá como fator motivador para o desenvolvimento da cidade, promovendo a geração de renda e novos campos de trabalho à população saltense.
No que se refere à saúde, vale lembrar que o esgoto não tratado é repleto de produtos químicos, poluentes e bactérias causadoras de doenças graves, como disenteria, hepatite, meningite, ascaridíase, esquistossomose e outras.
Para os rios tietê e jundiaí
O Rio Tietê é um valor natural e cultural do País, verdadeiro patrimônio dos brasileiros, que nasce limpo e cristalino no município de Salesópolis, Estado de São Paulo, e passa por Salto como médio Tietê.
Em seu percurso de 1.136 km até o Rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul, o Tietê percorre diversas cidades, servindo muitas vezes como um verdadeiro depósito de lixo e de efluentes - somados, o rio e seus afluentes recebem 3 bilhões de litros de esgoto por dia.
A Sanesalto investiu em uma infraestrutura de saneamento básico que respeita as águas do Rio Tietê e de seu afluente, o Rio Jundiaí. Agora, ao passar por Salto, o Tietê recebe somente água tratada, representando um exemplo a ser seguido por outros municípios.