Notícias

DURANTE TEMPORADA, ITAPEMA REGISTROU 100% DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

DURANTE TEMPORADA, ITAPEMA REGISTROU 100% DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Investimentos e melhorias garantiram atendimento a toda a população e visitantes

A Conasa Águas de Itapema realizou várias ações durante todo o ano para preparar a cidade para a temporada de verão 2016/2017 com a execução de obras e implantação de melhorias para maior eficiência e segurança dos sistemas operacionais de abastecimento de água e tratamento do esgoto.

No sistema de coleta de esgoto, a capacidade de bombeamento da Elevatória 165 foi aumentada, passando de 637 para 867 litros por segundo. As melhorias também envolveram a substituição de bombas de recalque, painéis de acionamento e transformador, além da implantação de um gerador de maior capacidade, modernizando e aumentando a segurança operacional. Na Elevatória 205, foram substituídos componentes como válvulas de retenção, registros e tubulações.

Para garantia do funcionamento de todas as unidades operacionais, mesmo na ausência de energia elétrica, comum nesta época do ano, a Conasa Águas de Itapema instalou 17 geradores, contemplando todas as elevatórias, a Estação de Tratamento de Esgoto e todas as unidades operacionais do sistema de abastecimento de água.

Para garantia da segurança operacional na rede de energia elétrica de cada unidade, a Companhia intensificou as manutenções preventivas nos transformadores de energia do sistema de esgotamento sanitário e no sistema de abastecimento de água.

No bairro Alto São Bento foram substituídas as tubulações atuais por tamanhos maiores, e implantada uma nova adutora de maior diâmetro, permitindo que a água chegue aos pontos mais distantes. A Estação de Tratamento de Água São Paulinho foi completamente reformada, aumentando a segurança operacional da unidade e o abastecimento de água da região.

Para melhor eficiência dos conjuntos moto-bombas da estação de recalque localizada na ETA Morretes, a Companhia realizou melhorias no barrilete de sucção destes equipamentos, além de melhorias no acondicionamento dos próprios conjuntos moto-bombas e seus acionadores.

Durante o ano de 2016, a Companhia executou estrutura de reforço na entrada das lagoas de reservação de água bruta e limpeza dos canais de transferência, aumentando a segurança dessas unidades que são fundamentais para garantir o abastecimento de água nos bairros Meia Praia e Morretes.

E para melhor atender a toda a população moradora e a grande demanda de turistas desta época de veraneio, a Conasa Águas de Itapema aumentou o quadro de colaboradores em plantões, garantindo agilidade e rapidez para o atendimento das demandas necessárias ao sistema de abastecimento de água, 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Os resultados foram bastante positivos, sem registro de qualquer problema com abastecimento de água nesse período em que Itapema recebeu um grande número de turistas”, avalia Tiago Eyng, superintendente.