Notícias

URBELUZ PARTICIPA DE PAINEL SOBRE PPPS NO INFRA LATIN AMERICA GRI 2018

URBELUZ PARTICIPA DE PAINEL SOBRE PPPS NO INFRA LATIN AMERICA GRI 2018

Evento foi realizado em maio em Nova York reunindo empresas de infraestrutura e autoridades governamentais da América Latina para troca de conhecimentos e experiências

Com o objetivo de conectar investidores, bancos, consultorias e empresas e facilitar a criação de redes e oportunidades de negócios, o GRI Club, que atua em mais de 22 países nos segmentos imobiliário e de infraestrutura, liderou a organização do Infra Latin America GRI 2018 nos dias 17 e 18 de maio em Nova York. Na América Latina, o GRI atua desde 2010 e congrega mais de 5 mil profissionais.

No evento, a Conasa marcou presença no painel que discutiu “PPPs – Um modelo seguro para players globais?”.  Segundo Cláudio Ramos, diretor financeiro da Urbeluz Energética e representante da Conasa, mesmo as PPPs fazendo parte de uma indústria global, existem diferenças locais e riscos na América Latina que podem representar desafios para os players globais.

Ramos falou sobre o mercado brasileiro de PPPs de iluminação pública e teceu considerações sobre como as experiências do empresariado no Brasil podem servir de referência para outros países da América Latina em busca de modelos de PPPs de sucesso em iluminação pública e eficiência energética. 

“Discutimos alguns fatores críticos de sucesso com ênfase nos pré-requisitos essenciais para contratos de qualidade, sobretudo aqueles relacionados à fonte de arrecadação específica (recursos da Contribuição para Iluminação Pública), utilização da conta vinculada e constituição do fundo garantidor.  Outro aspecto relevante é a existência de um projeto bem concebido e executado, que privilegie a máxima eficientização energética (utilização de LEDs de alta qualidade e desempenho), redução dos custos operacionais e incorporação de tecnologias modernas de gestão e de monitoramento, trazendo benefícios efetivos para os municípios e cidadãos, com destaque para qualidade da iluminação e melhorias relacionadas à segurança pública”, destacou.