Notícias

SALTO É A 7ª COLOCADA NO SELO VERDEAZUL

SALTO É A 7ª COLOCADA NO SELO VERDEAZUL

Município subiu 12 posições no ranking em relação a 2016. Índices no tratamento do esgoto realizado pela Conasa Sanesalto contribuem para posicionar a cidade acima da média brasileira

O município de Salto foi classificado na 7ª posição entre as cidades avaliadas nesse ano pelo Programa Município VerdeAzul, subindo 12 colocações em relação ao ranking de 2016. No total, 48 municípios conseguiram atingir nota superior a 80 pontos, integrando a lista de classificados. A colocação é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

O programa Município VerdeAzul foi lançado há 10 anos pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental dos municípios. As ações avaliadas no ranking abrangem temas estratégico para o alcance da sustentabilidade ambiental das cidades como esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e Conselho Ambiental.

Para o superintendente da Conasa Sanesalto, companhia responsável pelo tratamento do esgoto no município, André Velloso, os índices diferenciais alcançados no tratamento do esgoto em Salto posicionam o município com um patamar muito acima da média brasileira. Em números atualizados, cerca de 92% do esgoto é coletado e, desse montante, 96% é tratado. O objetivo é chegar ao final de 2018 com 98% de esgoto coletado e tratado.

Salto ainda possui sistema de pós-tratamento de esgoto, o chamado tratamento terciário que permite devolver a água ao Rio Tietê com aumento significativo de eficiência na remoção da carga orgânica do efluente tratado. “Ficamos muito felizes em contribuir com o posicionamento de Salto nesse ranking tão importante para a sustentabilidade ambiental do município. O resultado reflete o trabalho conjunto dos órgãos envolvidos e da própria população que se mostra cada vez mais consciente sobre as temáticas ambientais”, afirmou Velloso.

Nesse ano, a Estação Elevatória de Esgotos Final e a Estação Elevatória de Esgotos 3, administradas pela Conasa Sanesalto, receberam importantes investimentos na modernização dos seus sistemas elétrico e de comando. As mudanças fazem parte do processo de melhorias continuas das plantas administradas pela Companhia e buscam otimização operacional, segurança e confiabilidade das instalações.