Notícias

PROJETO PILOTO DE SEGURANÇA PÚBLICA COMEÇOU A OPERAR EM CARAGUATATUBA

PROJETO PILOTO DE SEGURANÇA PÚBLICA COMEÇOU A OPERAR EM CARAGUATATUBA

Instalação de nove câmeras de monitoramento resultou da parceria entre Caraguá Luz e NEC Latam, otimizando recursos da PPP de iluminação pública

Desde o final do mês de abril, a cidade de Caraguatatuba/SP conta com a experiência de um projeto inédito de monitoramento da segurança pública. Por meio da rede de iluminação operada pela concessionária Caraguá Luz, nove câmeras de alta resolução estão transmitindo imagens em tempo real de pontos de grande concentração de pessoas e veículos no município. Os dados são analisados por softwares analíticos e geram alarmes em casos de anormalidade. O projeto foi viabilizado por meio da parceria da concessionária com a NEC Latam, referência mundial em tecnologia da informação.

A experiência só está sendo possível devido aos investimentos realizados pela primeira Parceria-Público-Privada de iluminação pública do Estado de São Paulo. Firmada em 2015 pelo Grupo CONASA Infraestrutura, por meio da Urbeluz Energética, a PPP deu origem à Concessionária Caraguá Luz. Todos os investimentos previstos pela PPP foram concluídos nos três primeiros anos de contrato com a modernização de 21.007 pontos de iluminação pública com tecnologia LED, instalados em todos os bairros da cidade.

O principal objetivo do projeto de monitoramento é oferecer ferramentas de gestão e aprimoramento da segurança pública através da observação de veículos, reconhecimento facial e produção de dados analíticos, otimizando o uso de recursos já disponíveis na concessão de iluminação como postes ornamentais, redes de energia elétrica e dados, e estrutura de manutenção.

A intenção é estender a iniciativa para toda a cidade. “Estamos desenvolvendo projeto executivo com análises de impactos econômicos, financeiros e jurídicos. Caso aprovado pelo Município, a implantação definitiva na cidade de Caraguatatuba deverá ocorrer no prazo de seis meses”, destaca Pedro Vicente Iacovino, diretor da Caraguá Luz.