Notícias

ITAPEMA ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES QUE MAIS GERARAM EMPREGOS EM 2017

ITAPEMA ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES QUE MAIS GERARAM EMPREGOS EM 2017

Estudo do Instituto Trata Brasil mostra que o saneamento básico é capaz de aumentar a geração de empregos

Com um saldo de 29.441 vagas, Santa Catarina foi o Estado que mais gerou empregos no país em 2017 de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, divulgados no final de janeiro. E Itapema está entre as 10 cidades catarinenses (acima de 30 mil habitantes) com os maiores saldos de empregos gerados em 2017 (785).

Os números representam a diferença entre contratações e demissões de profissionais com carteira assinada. Os setores que mais se destacaram no Estado foram a indústria (12.443 vagas), serviços (11.163) e comércio (7.886).

De acordo com dados do estudo “Benefícios Econômicos e Saneamento Básico”, realizado pelo Instituto Trata Brasil, o saneamento básico é capaz de aumentar a geração de empregos, não apenas em postos de trabalho, mas também na diminuição de profissionais faltantes nas empresas devido a afastamentos por doenças gastrintestinais e outras derivadas da falta de serviços básicos de tratamento de água e esgoto.

Os ganhos advindos dos serviços de saneamento básico sobre a produtividade do trabalho equivalem, de acordo com o estudo do Instituto Trata Brasil, a um ganho de renda para o país de R$ 4,1 bilhões por ano. Em vinte anos, a estimativa é que o valor presente nos ganhos de produtividade deva atingir R$ 82,9 bilhões. “Somente o retorno desses recursos para os governos já representaria uma fonte expressiva para a expansão dos serviços de água e esgoto no Brasil”, reforça o estudo.

Além disso, o desenvolvimento do turismo como atividade econômica só se torna sustentável em regiões com abastecimento de água tratada e com coleta e tratamento de esgoto. A contaminação do meio ambiente por esgoto compromete o potencial turístico de uma região e os ganhos com o desenvolvimento das localidades, geração de emprego e renda.

Os recursos que vêm sendo aplicados pela Conasa – Águas de Itapema desde 2004 às necessárias e importantes melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgoto da cidade, beneficiaram Itapema com o melhor serviço de saneamento básico de Santa Catarina. Hoje, 100% dos moradores e visitantes recebem água tratada de qualidade e quase 80% da população fixa e flutuante é atendida pelo sistema de esgotamento sanitário.