Notícias

INVESTIMENTOS AMPLIAM RESERVAÇÃO DE ÁGUA BRUTA E PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA EM ITAPEMA

INVESTIMENTOS AMPLIAM RESERVAÇÃO DE ÁGUA BRUTA E PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA EM ITAPEMA

Nas últimas temporadas de verão a cidade não registrou problemas de abastecimento. Obras estão projetadas para atender ao aumento de demanda com expansão do município

 

Ao longo deste ano, a Conasa Águas de Itapema direcionou investimentos também para a ampliação de estruturas do sistema de abastecimento de água do município, após a realização de estudos de modelagem hidráulica planejados para atender a demanda até 2044.

A capacidade de reservação de água bruta foi aumentada em 50%, totalizando 500 milhões de litros com a limpeza e ampliação das lagoas de reservação. A produção de água tratada também está sendo aumentada com a ampliação da Estação de Tratamento de Água do Sistema Morretes em mais de 30%, passando de 400 litros por segundo para 525 litros por segundo.

As redes de distribuição de água e adutoras estão sendo ampliadas em vários bairros, para melhorar o fornecimento da água, evitando-se as baixas pressões em épocas de alto consumo. Somente no bairro Meia Praia são mais de 2,5 quilômetros de adutora. No Jardim Praia Mar a implantação das adutoras já foi concluída, assim como na Rua 700 no bairro Várzea. No Alto São Bento as obras iniciam em breve.

Mais investimentos estão sendo realizados para a ampliação do centro de controle operacional – CCO, com a instalação de novas tecnologias que permitem a operação das unidades remotamente, trazendo mais segurança e agilidade em todo o processo de distribuição de água.

A Companhia está investindo ainda na instalação de micro e macro medidores para controle e diminuição do índice de perdas na distribuição da água, visando mais eficiência na produção e abastecimento. Mais de 11 mil hidrômetros estão sendo substituídos por um modelo mais preciso, o que facilitará as análises de perdas na distribuição de água. A substituição ocorre em aproximadamente 75% das ligações de água do município.